terça-feira, 21 de setembro de 2010

Para sempre Duke Nukem

Sim, a série é antiga e há tempos não mostra a força que teve para dominar o PC e enlouquecer jovens, principalmente (por que não exclusivamente?) os meninos, com um banho de violência e uma temática levemente machista e sexual com muito bom humor.

Desde seu surgimento, em 1991, o protagonista da série Duke Nukem combate num futuro próximo da época em que o jogo foi lançado, sempre combatendo figuras grotescas e futuristas num cenário de caos e destruição da humanidade. Em Duke Nukem I, o loiro fortão, marrento e mulherengo, está à serviço da CIA e deve impedir os planos de Dr. Broton e seu techbots, que tentam dominar o mundo. Isso no longínquo ano de 1997.

Um detalhe interessante é que, ao invés de Duke Nukem, o protagonista da série deveria receber o nome de Duke Nukum, com U. Isso porque um inimigo do saudoso Capitão Planeta também era chamado de Duke Nukem. Porém, como os criadiores do desenho do herói cheio de poderes e amigos não haviam registrado ainda este nome, o jogo acabou ficando com o título que recebe até hoje. Ainda bem.

Com o sucesso, em 1992, Duke Nukem volta as prateleiras e repete o sucesso inicial com seu humor ainda em 2D. Desta vez, o "herói" é sequestrado  por seu principal inimigo no jogo, Rigelatins, quando está no auge de sua vida, escrevendo sua autobiografia "Why i am so great " (por que eu sou tão fantástico). O objetivo principal do jogo é fugir das garras de seu inimigo e, novamente, salvar o mundo com muito tiro, sangue e ação.

As duas versões lançadas pela Apogge Software deram lugar a um lançamento da produtora 3D Realms, que assumiu a franquia e lançou, em 1996, um dos jogos que marcariam a década e a história dos games. Duke Nukem 3D chegou ainda mais explosivo, com um visual de tiro em primeira pessoa e jogabilidade em três dimensões pela primeira vez na história da marca.

Com gráficos excelentes e revolucionários para a época, muito sangue, humor e uma pitada de pornografia, o jogo vendeu milhões de cópias e se tornou mania tanto entre adultos como também, e principalmente, entre os adolescentes, encantados com a ousadia e polêmica do jogo. Muitos adoravam encontrar as strippers, e apertar a barra de espaço (quem jogou sabe o que acontece). Ou também matá-las para que mais porcos inimigos surgissem e o sangue rolasse.




Cena clássica de Dukem Nukem 3D




 

Após o estrondoso sucesso, a 3D Realms anunciou o que seria um sucesso ainda maior. Com a promessa de trazer ainda mais inovação com Duke Nukem Forever, a produtora esperou tanto pelo avanço da tecnologia para que as plataformas pudessem suportar os jogos e oferecer uma qualidade digna, que acabou se enrolando e, somente agora, em 2010, 14 anos depois, é que, finalmente o jogo foi anunciado.

Produzido pela Gearbox em parceria com a 2K Games, Duke Nukem Forever chega ao mercado em 2011, disponível para PC, Playstation 3 e Xbox 360. Com um visual moderno e gráficos fantásticos, o jogo promete, enfim, trazer jogos à altura do que representou o fenômeno Duke Nukem nos anos 90. Promete, repito.

Em 2002, mais um jogo da série, Duke Nukem Manhattan Project, foi lançado, mas, apesar das melhorias gráficas, não representou nada de novo e empolgante. Portanto, o que há de se esperar é que Duke Nukem Forever traga aquilo que o 3D trouxe: inovação e qualidade aliados a humor e irreverência. Só assim o jogo poderá se dar ao luxo de figurar entre os clássicos eternos.


 Duke Nukem no mundo de Mario

Já imaginou juntar esses dois em um único jogo? Não?! Então dá uma conferida no vídeo abaixo.



O EGJ mostra pra você todos os jogos da franquia já lançados para PC. E é claro, não poderíamos deixar de dar nosso palpite sobre cada um. Confira a avaliação:



3 comentários:

  1. Duke Nukem é demais. Gostei da matéria.

    ResponderExcluir
  2. Ainda lembro quando joguei pela primeira vez, o jogo é muito bom. Mas... tenho que concordar que Doom também não fica pra trás. E vale lembrar aí que assim como Duke Nukem Forever Doom 4 já foi anunciado, mas sem data prevista para lançamento.

    ResponderExcluir
  3. Duke Nukem é o caralho. O negócio é Doom!

    ResponderExcluir