sexta-feira, 8 de outubro de 2010

TOP 10 - As melhores trilhas sonoras da história dos games

Imagine jogar algum jogo sem escutar as músicas temas. Ou assistir as cenas dos games sem uma canção ao fundo. Invadir a base inimiga sem aquele som de mistério ao fundo. Ou sair vitorioso de uma batalha sem escutar as composições de fanfarra – vide Final Fantasy. São inúmeros os exemplos que provam a importância das músicas nos vídeo-games. Antes, apenas uma maneira de impedir o tédio e o silêncio, hoje, na era da nova geração de consoles, se configuram como peça chave da criação de um game. Afinal, vídeo-game sem música não existe. Por isso, o EGJ trouxe pra vocês as 10 melhores obras musicais dos games dos últimos tempos.






Super Street Fighter II – TOP 10

Pensando em Street Fighter o que menos importa é a qualidade sonora das músicas. Na época em que foi lançado, as músicas que compunham a sonoplastia do jogo eram em formato MIDI (baixa qualidade) e não conseguiam assimilar muito bem o tipo de instrumento que era tocado. Mas, mesmo assim as músicas de Street Fighter II ficaram na cabeça. Por quê? Simplesmente porque cada canção foi pensada exclusivamente para cada personagem e, ainda, levando em conta país de origem deles. A música da Chun-Li, por exemplo, remete a China e a do Dee-jay os ritmos latinos. As canções de Street Fighter II têm algo de mágico, uma sonoridade que arranca de você aquele assovio, sem que menos perceba. As músicas tema de Ryu , Ken, Guile, Cammy e T. Hawk são um show à parte.



Lunar Eternal Blue – TOP 9

O estilo de anime japonês tanto dos personagens, quanto da história, já marca a característica das músicas de Lunar Eternal Blue. O maior RPG que passou pelo Sega-CD ou 32X, a um primeiro olhar pode ser desvalorizado, mas quem jogou e ouviu as composições com certeza ainda tem lembrança até hoje das canções deste clássico. O primeiro Lunar (Silver Star Story) foi uma obra prima em todos os sentidos. Musicalmente excedia qualquer outro jogo que circulou nas mãos dos donos de 32X. Mas quando a segunda versão aterrissou nos consoles é que se teve noção do real sentido de obra prima. Os personagens e a história de Lunar E.B. ainda fazem a cabeça de muitos fãs e as músicas do game têm contribuição fundamental para isso. As composições conseguiam sempre transmitir os sentimentos de cada personagem e criavam o ambiente de fantasia, romance e tristeza dos personagens principais. Ghaleon’s Theme e Heart Shaped-Tears são exemplos. Na versão americana,o jogo ainda vinha com versões cantadas das duas músicas temas.

Abaixo uma coleção das melhores músicas do game.



Super Smash Bross Brawl – TOP 8

Imagine as principais músicas dos maiores clássicos da Nintendo, todas refeitas e orquestradas. É isso que você escuta em Super Smash Bross Brawl. A Nintendo não poupou esforços para fazer o jogador sentir a nostalgia da infância enquanto duela em áreas insanas e se diverte. E o melhor, cada personagem possui uma gama de canções correspondentes ao seu jogo, não se restringindo a uma única música tema. É jogar e ouvir, ou, se preferir, ouvir e jogar. Ponto para as composições de Donkey Kong Coutry , Sonic, Super Metroid, Star Fox, Zelda e Metal Gear Solid.

Confira uma das músicas mais famosas de Donkey Kong 2 durante batalha de Smash Bross:





Donkey Kong Country 2 – TOP 7

Quem nunca apertou start só para ouvir as músicas de Donkey Kong Country 2 ou até mesmo repetiu várias vezes a mesma fase só para não deixar aquela canção fugir da cabeça? Jamais um jogo de aventura se preocupou tanto com a música como Donkey Kong Country 2. A Rare criou simplesmente uma obra de arte. Chega a ser difícil expressar em palavras.

Confira abaixo uma das fases com uma das mais clássicas canções de Donkey Kong Country 2:




Dragon Quest VIII – TOP 6

Ouvir as composições de Dragon Quest VIII é como voltar ao tempo e escutar música clássica de qualidade. Quem gosta de Bach e do som de cravo e de órgão vai se familiarizar com as composições. Koichi Sugiyama fez um trabalho incrível e conseguiu criar composições dignas de ser apresentadas por Orquestras. O ambiente medial da história é guiado pelas composições tradicionalmente do estilo clássico. Entretanto, quando o cravo dá espaço para a harpa e os instrumentos de sopro o ambiente mágico da história de Dragon Quest VIII se torna realidade. Algumas músicas são realmente épicas.



Okami – TOP 5

Simplesmente uma obra-prima do estúdio Clover. As músicas de Okami conseguem fazer parte de cada um dos momentos da história e se unem a beleza visual e jogabilidade original do game para criar uma experiência única. Jogar Okami sem prestar atenção no som é como assistir um filme sem efeitos sonoros. Cada uma das músicas acertam em cheio a emoção de cada ambiente e personagem do jogo. As canções dos mapas dão uma sensação de liberdade única, como se fosse possível correr e sentir o vento na própria pele. Já as músicas que compõe as cenas do game carregam uma conotação emocional impressionante, fazendo você se preocupar com os personagens e criando um elo com o roteiro do game . A utilização de instrumentos, tonalidade e harmonia característicos do estilo musical japonês ainda dão um clima especial ao game.



Castlevania Synfhony of the night - TOP 4

Segundo grande parte dos críticos de games, esse Castlevania possui não só a melhor trilha sonora da série como do mundo dos games também. As composições de Michiro Yamane realmente fazem o jogador se sentir dentro das lendas de Drácula. As músicas, influenciadas por um estilo barroco aliada ao rock, carregam um tom de mistério e criam um clima completamente fantasioso para o enredo. São vozes em coro, órgãos, violinos para compor os cenários, e a transformação de música clássica em rock quando a ação toma conta do game. Destaque para “Lost Paintings”, “Requiem for The Gods" e “Dance of Pales”


Chrono Cross – TOP 3

Os fãs de Chrono Trigger, talvez podem não aceitar, mas, Chrono Cross excede seu antecessor (algo realmente difícil) e é simplesmente um dos melhores trilhas de toda história dos games. É fácil perceber isso. Quando se tem acesso pela primeira vez ao World Map é possível escutar uma das mais belas canções do mundo dos games de todos os tempos. Inúmeras vezes deixei meu Playstation ligado sem jogar só para escutar “Dream of The Shore Near Another World”. Em Crhono Cross a música é também parte do jogo em si. Não está ali para diminuir o tédio de ler diálogos ou realizar uma missão. Está para ser ouvida e sentida. Yasunori Mitsuda simplesmente compôs a canção certa para cada tema. É como se cada elemento do jogo fosse pensado em conjunto com as composições. As canções captam toda gama de emoção que cada momento do game oferece. Nos cenários transmitem a essência de cada dungeon, seja praia, caverna, prisão. É tão fantástico que se você fechar os olhos e apenas ouvir as canções saberá não só em que ambiente está se passando a trama, mas o que está acontecendo na cena.


Final Fantasy VII – TOP 2

São tantas que fica impossível escolher a melhor composição de Nobuo Uematsu, um gênio da música clássica japonesa e compositor da maioria dos jogos da série. Muitos pensaram que seria difícil superar as canções de Final Fantasy VI – Terra’s Theme, Celes Theme e Coin of Fate são realmente obras primas. Mas, Final Fantasy VII conseguiu, aliás, Nobuo Uematsu conseguiu. Ao ligar o console e ouvir, ao som da harpa, a canção tema da série já se tem noção do que se pode esperar das músicas de Final Fantasy VII. Mas, quando se tem acesso ao World Map pela primeira vez , ou conhece Aerith na igreja é que se entende a maestria das criações de Uematsu. A música é uma contadora de história em Final Fantasy VII, é fundamental para o desenrolar da trama. Acompanha cada personagem e leva ao jogador a emoção de cada cena. As recordações de Tifa e Cloud, o passado de Red XIII e a crueldade de Sephiroth não seriam iguais se não fossem embaladas por suas canções características. Além de um excelente enredo e o maior vilão dos games, a sétima versão desse clássico da Square tem uma das melhores composições já ouvidas em jogos de vídeo-game. Fatores que fizeram de Final Fantasy VII o mais aclamado pelos fãs.


Shadow of Colossus – TOP 1

ÉPICO




A lista de jogos com trilha sonora é tão grande, que não poderíemos de, ao menos, recomendar alguns outros jogos que merecem ser escutados:

Halo (série)
Metal Gear Solid (série)
Xenogears
Xenosaga (série)
Final Fantasy VI
Super Mario Galaxi 2
Sonic The Heagehog 2
Persona 4
Vagrant Story

GTA Vice City
Burnout 3 Takedown
GTA San Andreas
Tony Hawnks Pro Skater 2
Guitar Hero
Rock Band III



7 comentários:

  1. Faltou FIFA e THU nessa lista!! Mas concordo com alguns.

    ResponderExcluir
  2. Como ousa não colocar LEGEND OF MANA?

    ResponderExcluir
  3. Como ousa nao colocar Black?

    ResponderExcluir
  4. Faltou a trilha sonora do trailer de The Elder Scrolls V: Skyrim .

    ResponderExcluir
  5. pes 2011 e need for speed underground e undercover

    ResponderExcluir
  6. A trilha sonora de Shadow of the Colossus é realmente brilhante mas eu acho que não merecia a primeira colocação.
    Na minha opinião, faltou Zelda e eu acho que Persona 4 merecia sim um lugarzinho no top 10. Tipo, eu acho que desde Final Fantasy VII eu não escutava uma trilha sonora tão caprichada e envolvente quanto a de Persona 4 (nem The Legend of Zelda: Ocarina of Time teve uma trilha sonora ao nível "Persona").
    É só, tchauzinho.

    ResponderExcluir