terça-feira, 19 de outubro de 2010

TOP 10 – EU GOSTO DE JOGOS RUINS...

Os gráficos eram péssimos, a jogabilidade também. Quanto ao som, nem mesmo as músicas temas eram de qualidade, mas então... Por que ainda jogávamos aquele jogo? O que tinha ali que nos fazia perder horas a fio olhando para TV ou apertando botões sem a menor lógica? Digo-lhe então a resposta. Simplesmente gostávamos. Algo inexplicável despertava em nós um amor por aquele game. Isso não é razão para se envergonhar. Todo gamer já passou por isso. Quando corria para jogar aquele game e nunca contava a ninguém que tinha jogado, quando esperava ansioso para jogar aquela fase mesmo sabendo que iria se frustrar com a péssima jogabilidade, ou das inúmeras vezes que jurou para si mesmo que nunca mais aquele game entraria no seu console, e, momentos depois, já estava jogando novamente. Encare os fatos, você faz parte das pessoas que gostam de jogos ruins. Nós da EGJ também somos assim. Por isso, separamos para você 10 os piores jogos que nunca saia dos nossos consoles.


TOP 10 - Super Monkey Ball
Sempre tentei fazer as pessoas gostarem desse jogo. Que é bom. Mas, a maioria das tentativas foram em vão. Quem iria perder seu tempo jogando um game em que você é um macaco dentro de uma bola e tem que escapar de obstáculos para alcançar o gol. Eu! E muita gente por aí. Apesar do preconceito contra Super Monkey Ball – fator que o leva a fazer parte da lista, pois, muita gente acha o game ruim - realmente esse é um dos jogos da lista que merece uma segunda chance. Tudo bem que os gráficos não são grande coisa e a voz dos macacos é irritante. O que importa aqui é a diversão, que tem de sobra.



TOP 9 - Bust a Groove
Parte da minha infância eu passei jogando esse jogo, sucesso da Enix no Japão (chamado lá de Bust a Move). A ideia principal do game era apertar uma sequencia de botões conforme o rítmo das músicas. Parece fácil... e era! Não é preciso fazer mais nada. O importante é se divertir. Muitas das músicas ficam pra sempre na cabeça como a do Capoeira. Apesar do preconceito de alguns gamers quanto aos jogos de música, vale a pena conferir!



TOP 8 - Sonic Heroes
Desde que o mascote da Sega se transformou em 3D os jogos da franquia só tem piorado. Em cada edição a Sega tenta inventar uma novidade que nunca dá certo – o werehog de Sonci Unleashed nem merece comentários. Em Sonic Heroes não foi diferente. Você joga em trios, cada um dos personagens com uma função única. Ideia interessante, mas muito mal aproveitada. O level design das fases são péssimos, a jogabilidade não ajuda, o gráfico possui quedas visíveis de frame rate... Mas... ainda jogava esse jogo, e muito. O bastante para pegar as sete Chaos Emeralds e enfrentar o verdadeiro chefe final.



TOP 7 - Condemned: Criminal Origins
Nada em Condemend é destaque. Nem os gráficos, nem o som ambiente, a história, muito menos a jogabilidade. Qual a graça de coletar pássaros mortos em cada uma das fases? Quando se joga Condemned o jogador é movido por perguntas e não respostas. Por que eu ainda estou jogando esse jogo? Eu apenas queria ver até onde a viajada história iria chegar. Motivo que me fez passar pela escuridão dos vários labirintos (não fases) que faziam parte do jogo. O pior de tudo é que no final acabava me divertindo com tanto mal gosto. Vai saber por que...



TOP 6 - Mace The Dark Age
O tanto que eu gostava desse jogo me fez trocar um Playstation por um Nintendo 64, mas, por tempo limitado, apenas 2 meses. Sempre alugava Mace e tentava fazer os Fatalities no péssimo controle do 64. Jogar algum game de luta no console era pedir para sair frustrado. Nenhum comando era executado como esperado. Mas, esse não era o único defeito. Os gráficos não eram grande coisa e o pequeno número de personagens, todos sem carisma, também não ajudava. Pelo menos dava para jogar com uma galinha.



TOP 5 - Grandia Xtreme
Grandia foi um dos melhores RPGs que joguei no Playstation. Esperava então ansioso por sua sequencia, lançada primeiramente para o Dreamcast e depois de muito tempo para Playstation 2. Porém o primeiro jogo da série a chegar à segunda geração do console da Sony foi Grandia Xtreme. Grande decepção. Os gráficos eram péssimos (os personagens nem mexiam as bocas ao falar), as músicas esquecíveis, a história então... que história? Pelo menos o sistema de batalha salvava. Por isso eu gastei muitas horas até terminar o game. O pior que depois de terminado ainda joguei mais algumas vezes.



TOP 4 - Battle Arena Toshinden 2
Se me perguntarem o que esse game fazia em minha biblioteca de jogos de Playstation não saberia responder. A única coisa que sei é que tomou bastante parte do meu tempo e eu o jogava sempre. Os gráficos eram precários, as batalhas estranhas e todos os personagens bizarros. Pelo menos jogar seu oponente fora do campo de batalha era legal. Isso quando o computador não resolvia fazer o mesmo quando faltava apenas um golpe para ser derrotado.



TOP 3 - Jersey Devil
Imagine um jogo em que você é um morcego vestido de Batman. Pois acredite, esse é Jersey Devil. O game foi tão mal produzido que as quebras de polígonos podiam te fazer passar por dentro de uma parede ou te deixar preso no chão. Mas nada me impedia de jogar. Durante muitas semanas esse era o único jogo que entrava no meu Playstation. Inexplicavelmente me divertia. Mas ter que repetir uma fase porque você ficou preso na parede tirava qualquer um do sério.



TOP 2 - Bela e a Fera (Game Boy Color)
Tudo é tão simples nesse game, até para um game boy, que é difícil expressar em palavras a razão que me levava a jogar. Talvez porque eu gosto de jogos de tabuleiro. Pelo menos era divertido. Perdoem o vídeo, mas é o único que mostra como o jogo é.



TOP 1 - Family Feud
Eu jogava Family Feud ainda no Super Nintendo. Tudo bem, no Super Nintendo não, mas em um emulador de Snes para Play 2. O pior de tudo é que o game era completamente em inglês, e várias vezes terminei uma rodada sem acertar uma única palavra. Mas mesmo assim continuava jogando. Além disso, nada era de qualidade. Os gráficos eram simplórios até para a época, a jogabilidade estranha, e nem sequer as músicas salvavam. Já passei muitas tardes jogando. Até hoje tento descobrir a qual era a graça.

E você, quais eram os jogos ruins que faziam sua cabeça?

4 comentários:

  1. São tantos os casos, que seria preciso um TOP 100 pra esses jogos "vergonha-alheia" e ao mesmo tempo divertidos.
    Incluiria na lista o saudoso "Jogos de Verão" do Master System e Mega Drive.

    ResponderExcluir
  2. Putz, cada jogo bizarro...
    Uma sugestão: será que não vale a pena dividir esses top 10 em dois posts. Eu gosto de ver os vídeos, mas vai ficando cansativo justamente quando estou chegando no final da lista.

    ResponderExcluir
  3. Ludog, quero ver vc ficar em Viçosa!

    ResponderExcluir