sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Clássicos dos Games - Syphon Filter

O EGJ estreia hoje mais uma de suas seções fixas. Além do TOP 10, que vocês já conhecem e curtem a cada quinze dias, sempre as terças-feiras, hoje no EGJ damos início também à seção Clássicos dos Games.

Com o Clássicos dos Games, falaremos mais sobre alguns jogos que marcaram a história dos games. Alguns deles não existem, e outros continuam sendo feitos, como é o caso da franquia deste post: Syphon Filter.



O primeiro jogo da série foi lançado em 1999 e logo conquistou uma legião de fãs ao redor do mundo. Com um enredo muito bem construído, gráficos bastante evoluídos para os padrões da época e jogabilidade capaz de prender e entreter por horas seguidas, Syphon Filter se tornou um dos principais games que já passaram pelo Playstation. Em uma lista feita pelo site americano IGN, SF aparece na décima nona colocação entre os 25 melhores jogos da história do console.

Aliado a muita ação e uma boa história, Gabe Logan, personagem principal da série, possui capacidade rara de cativar o público, algo que poucos personagens, como Mario, Snake, Sam Fisher, entre poucos outros, possuem.

Com todos esses ingredientes, um ano depois, em 2000, a 989 Studios lançou o segundo jogo da série. E é exatamente em Syphon Filter 2 que a franquia encontra seu auge.
A produtora foi extremamente feliz na realização do jogo, e conseguiu aprimorar a história, mantendo a boa jogabilidade e o nível de ação muito alto.

O game vinha em dois CD’s, o que representa um grande número de fases, e uma história longa. Junto a Logan, a agente Lia Xing também possui missões durante a história, a maioria delas no estilo stealth, o que torna as missões com a agente as mais longas e difíceis.

Em Syphon Filter 3, a série começou a demonstrar sinais de que estava perdendo fôlego. Lançado em 2001, pela primeira vez o jogo foi produzido pela própria Sony, não mais pela 989. SF3 foi o último da série no Playstation, e, com uma história curta e pouco atraente, se despediu em baixa do PSX.

A aguardada estreia no Playstation 2 frustrou muito dos admiradores de Logan e Xing. Lançado em 2004, quem esperou desde 2000 para jogar, enfim, um jogo de qualidade como os dois primeiros da franquia, acabou se decepcionando mais uma vez.

Dando sequência ao desaprovado SF3, Syphon Filter – Omega Strain não soube explorar os recursos do novo console, mostrou mais uma vez uma história fraca e as alterações feitas no modo de jogar pioraram o que era um dos pontos fortes do jogo.

Já em 2006, o jogo se reencontra, só que dessa vez em outra plataforma, o PSP. Syphon Filter – Dark Mirror, também lançado para PS2, agradou muito à crítica e aos jogadores do portátil, e recebeu nota 9.3 na exigente IGN, por exemplo.

O sucesso foi tamanho que, em 2007, chegou ao mercado, exclusivo para o PSP, Syphon Filter – Logan’s Shadows, jogo que, até o momento, fecha a série de seis jogos da franquia. O título também agradou e, na IGN, alcançou avaliação 9.5, 0.2 pontos a mais que em sua versão anterior.

Aproveitando-se do sucesso, a Sony relançou o jogo dia 1 de junho de 2010, só que desta vez para PS2. Mesmo com o padrão gráfico próximo ao do PSP, inteligência artificial bastante deficiente e erros de textura nas fases, o jogo agrada pela mistura de estilos de jogo, o que tornou o Logan’s Shadows um jogo estratégico, bastante parecido ao sucesso Splinter Cell.


Matando a saudade

Para matar a saudade, o EGJ selecionou um vídeo feitos por fãs da franquia em homenagem a Gabe Logan, Lia Xing e todos que fizeram de Syphon Filter um dos Clássicos dos Games.



O EGJ também selecionou um vídeo para cada um dos seis jogos da série. Confira a evolução dos gráficos e a decadência na história da franquia que ainda aguarda para retornar em grande estilo. Clique nos links e confira com mais detalhes a história de cada um dos seis jogos. (Obs: os textos estão em inglês)






















4 comentários:

  1. Caraca, adorava Syphon Filter. Jogava até não aguentar mais! Foi um dos jogos em terceira pessoa que mais gostei de jogar no PS1!

    :D

    ResponderExcluir
  2. "a cada quinze dias, todas as terças-feiras"? Como assim?

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo toque, Carlos. Já fizemos a correção no texto. Um abraço

    ResponderExcluir